Thiago da Serrinha

  • Home
  • /Thiago da Serrinha
1546226_1047488408627621_3892570840604032088_n

VÍDEOS

Cantor, compositor, multi-instrumentista, pesquisador e produtor musical, Thiago da Serrinha conheceu a música aos oito anos de idade no lugar onde nasceu, o Morro da Serrinha, em Madureira. Seu primeiro instrumento foi o cavaquinho, apresentado por Rodrigo Maranhão no projeto social “Tocando a Vida”. Em 1996, foi selecionado pra participar da Orquestra Jovem de Cordas Dedilhadas do Conservatório Brasileiro de Música e, de lá pra cá, não parou mais. Aprofundou sua pesquisa nos ritmos brasileiros e em suas raízes africanas, desde muito novo como bandolinista no Jongo da Serrinha, e como percussionista integrando o grupo “Pau da Braúna”, ao lado da cantora Luciane Menezes. Juntos, lançaram um disco no extinto Canecão e viajaram em turnê pelo Brasil e Europa.

Hoje, Thiago integra os projetos do bandolinista Hamilton de Holanda, com quem desenvolve novas possibilidades de instrumentação, criando levadas percussivas e trabalhando em parceria em composições. Ao lado do renomado bandolinista, leva a música brasileira pro mundo com os projetos: Hamilton de Holanda Trio (com o baixista e produtor musical André Vasconcellos), Hamilton Sexteto, Caprichos, Baile do Almeidinha e Bossa Negra (junto ao cantor Diogo Nogueira).

Como bandolinista e diretor musical, junto a Leila Pinheiro, integra o projeto “Eu canto samba”. Faz parte ainda do trio instrumental composto pelo pianista Leandro Braga e pelo acordeonista Bebê Krammer. Thiago divulga seu trabalho no canal online, incluir o link, com informações obre shows, tutoriais e clipes de suas composições em parcerias com nomes como Nei Lopes, Délcio Carvalho, Aluísio Machado,Toninho Nascimento, entre outros.

Nos últimos anos, realizou projetos em sua produtora Verde Agogô, tendo gravado com alguns dos principais nomes de nossa música: Maria Betânia, Martinho da Vila, Ivone Lara, Roberta Sá, Alcione, Tereza Cristina, Jussara Silveira, Rita Benneditto (Rita Ribeiro), Moacir Luz, Chico Chagas, Tantinho da Mangueira, Xangô da Mangueira, Luiz Carlos da Vila, Claudio Jorge, Jovino Santos Neto, Nailor Proveta, Pedro Miranda, Moyséis Marques, Alfredo Del-Penho, Três Meninas do Brasil, entre outros.

Com apenas vinte e oito anos, Thiago já tocou nos quatro cantos do mundo, com passagens pela China, África, EUA e Europa, tendo passado por grandes festivais como Monteux (Suiça), Jazz e Vienne (Austria), entre outros. Thiago da Serrinha se destaca dentre os músicos de sua geração, com o reconhecimento daquele para quem a música não conhece limites.