• Home
  • /Renata Jambeiro

Renata Jambeiro

Renata Jambeiro, brasiliense, nascida em 22 de dezembro de 1981 é cantora, atriz e preparadora corporal. Formada pelo curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília-UnB, começou sua trajetória artística aos 9 anos estudando balé, seguido de dança de rua, jazz, dança de salão, se firmando na dança contemporânea.

Iniciou o estudo de teatro musical aos 16 anos e aos 20 ingressou nos palcos profissionais da música, acumulando em seu currículo mais de 20 espetáculos de teatro e dança como atriz, preparadora corporal, co-diretora e/ou coreógrafa, 2 álbuns, 1 DVD, prêmio de melhor intérprete, workshops teóricos e práticos de samba e percussão, de atuação para cantores, show no Brasil e no exterior para plateias diversas, de grandes teatros a milhares de pessoas em palcos abertos, ao lado de grandes nomes como Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Ney Lopes, Nicolas Krassik, Dona Ivone Lara, Monarco, Noca da Portela, Fabiana Cozza, Nilze Carvalho e outros. É considerada a representante do samba e da africanidade na capital do país.

Hoje reside no Rio de Janeiro. Nos espetáculos em que atuou foi dirigida por nomes como Hugo Rodas, Adriano e Fernando Guimarães, Márcia Duarte, Luciana Lara, Oswaldo Montenegro, Abaetê Queiroz, Élia Cavalcante e outros.

Circulou pelo país com espetáculos como “Hair”, “Salve o Prazer – Um Musical Brasileiro”, “Gota D’Água”, “Anti Status Quo – 21 anos”, “No Ritmo das Fábulas”, “De Touros e Homens”,  “A Ópera do Malandro”, entre outros. Lançou seu primeiro álbum, intitulado “Jambeiro” em 2007, o DVD e o álbum “Sambaluayê” em 2010 e 2012.  Premiada como melhor Intérprete e vencedora do Festival de Inverno de Paracatu em 2007.

Em suas viagens profissionais já se apresentou por quase todo o Brasil e através de sua pesquisa e imersão na musicalidade africana e suas vertentes gerou uma trajetória  internacional começando por países africanos como: Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, onde seus shows dançantes, enérgicos e performáticos são atrelados a workshops e oficinas, aproximando a cultura popular brasileira das novas gerações e atendendo o mercado internacional com material genuinamente brasileiro.

Renata Jambeiro é, em sua essência, porta-voz dessa ancestralidade africana, unificando música, teatro e dança, fazendo arte nos palcos do mundo.